Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Como passei na OAB

Percalços de um estudante que trabalhava

Publicado por André Porto
há 6 anos

Cada candidato que participou da prova da OAB teve sua experiência quanto à sua aprovação ou reprovação. É salutar definir que esta postagem diz respeito à meu processo de preparação para o certame. Para tanto, vou elencar alguns tópicos que creio ser relevantes para o estudante de direito levar em consideração na sua preparação para a prova da OAB.

1. Não menospreze o nível da prova

Menosprezar o obstáculo a ser transposto pode causar dores a qualquer atleta que busca se preparar adequadamente para sua prova. Mas isso não é sensacionalismo, é apenas um aviso que independentemente da faculdade/universidade que o estudante cursar, deve se dedicar minimamente para apreender os conceitos básicos de direito que farão toda a diferença no momento do certame. Isto é, não deixe para a última hora, estude desde o primeiro período o máximo que puder o tempo que tiver disponível para que a reta final seja menos dolorosa e mais proveitosa.

Apesar de parecer que a primeira fase da prova é fácil e a segunda também, não é. Existem percalços que podem ocorrer durante a prova e inclusive caírem questões que o estudante não saiba. Por isso é importante uma preparação sólida.

Tentei fazer isso durante todo meu curso, claro que não obtive êxito porque não é possível estudar todas as disciplinas na mesma intensidade durante toda a graduação, mas fez diferença para mim quando fui prestar o exame da OAB. Errei muitas questões, mas acertei o suficiente para passar para a segunda fase e nesta, adotando a mesma filosofia, também fiz o suficiente para minha aprovação.

2. Ouça seus amigos/colegas/professores/pais/etc.

Muitas pessoas que se tornaram profissionais em direito no Brasil passaram pela experiência de fazer a prova da OAB, logo, independentemente do resultado delas, ouça-as para avaliar os pontos positivos e negativos de cada experiência, formas de preparação, estratégias de estudo, etc. Não pense que sozinho conseguirá e será fácil e tranquilo pois não será. O fato de ouvir outras experiências ajuda a evitar equívocos nesse processo obrigatório para o exercício da advocacia no Brasil.

Também perguntei a todos que pude e cada um contribuiu da sua forma na minha preparação e me ajudou muito em minhas estratégias e digo que essas conversas foram fundamentais em minha aprovação.

3. Faça simulados e questões

Uma etapa importantíssima na minha caminhada foram as questões e simulados. Antes de iniciar meus estudos em específico para a prova eu fiz um simulado para saber as áreas em que estava mais deficiente e estudá-las com mais afinco. No entanto, eu estudei sozinho, por isso meu esforço foi dobrado para organizar meus estudos. Então, caso você esteja em um cursinho preparatório sério, siga seu método e suas estratégias com afinco que dará certo.

4. Preparação em si

Como eu trabalho e tenho tempo reduzido para meus estudos, tracei um objetivo direto de alcançar 10% à mais da pontuação mínima necessária nos simulados que me prestei a fazer. Abaixo vou relatar o que eu fiz para me preparar.

4.1. Primeira fase

Primeira coisa, TENHA UM VADE MECUM atualizado para estudar. Peça emprestado, compre, alugue, dê seu jeito, porque é essencial para suprir dúvidas. Em segundo lugar, não perca tempo lendo tratados por inteiro. Leia resumos! Compre um bom livro com o resumo de todas as disciplinas e estude por eles. Faça simulados e questões o máximo que puder. Eu preferi fazer simulados para sempre ter uma ideia da minha pontuação. Trace seus estudos baseado no peso que cada disciplina tem na prova de primeira fase, isto é, Ética tem dez questões, Constitucional e Civil tem sete, Administrativo, Penal, Processo civil e Trabalho tem seis cada, somadas já são 48 questões, isto é, mais que o mínimo que um candidato precisa fazer para vencer esta fase. Então, essas disciplinas são essenciais para que você comece bem sua prova. Indo bem nessas disciplinas, que creio ser mais importantes para a prova por somarem mais pontos, o candidato pode focar nas disciplinas de Empresarial, Processo Penal e Processo do Trabalho que tem cinco questões cada, e sinceramente quanto às outras, só estude se tiver afinidade, foque nas questões. Eu adotei esta estratégia focando à partir do peso das disciplinas na prova e consegui alcançar a meta.

Em outro rumo, caso você faça um curso preparatório de qualidade, siga seu método e confie nas suas estratégias, mas creio que para esta fase minhas dicas podem te ajudar a otimizar seus estudos. Meus amigos e colegas me deram tais dicas e confie e fui aprovado na primeira fase.

4.2. Segunda fase

Nesta fase, assumo, é incompreensível conseguir a aprovação sem a ajuda de um preparatório. Nesta fase eu assumi minha hipossuficiência quanto à minhas estratégias e recorri a um cursinho. Sabemos que nem todos podem pagar tais preparatórios, relato que existem vídeos no youtube com vários resumos, e estratégias para a OAB, podem ser vistos mesmo que não possuam a mesma qualidade. Mas independentemente disso, vou relatar basicamente o que fiz pois também possuia um tempo muito escasso para estudar e me preparar para a fase a partir de dicas que recebi e que deram certo.

Nesta fase, procure a sua afinidade com a disciplina e contrabalanceie com seu tempo disponível para estudar. Realizando isso, esteja certo que a aprovação virá. Repetindo, não havendo tempo para estudar, decida por uma disciplina que tenha afinidade e que tenha pouca possibilidade de peças que já foram cobradas na OAB. Claro, você dependerá de sorte, mas a sorte favorece aos que se preparam. Nesse sentido, eu, que sempre estudei Direito do Trabalho, foquei meus estudos em tal área devido a minha afinidade e a cultura de repetição na cobrança de peças no certame, isto é, não precisaria focar em uma infinidade de peças para estudar.

Veja vídeos! Veja vídeo-aulas se puder. Elas ajudarão muito!

Tenha um livro de Prática para sua área, isso vai te ajudar. Tenha um Vade mecum específico para a OAB com um índice remissivo ou prepare um para a prova de acordo com as normas do edital pois poderá ser consultado durante a prova, e treine essa consulta!

No dia da prova, NÃO FAÇA À LÁPIS PARA DEPOIS PASSAR À LIMPO!!! Esqueça isso! Não vai dar tempo!!! Responda à caneta direto. Responda primeiro as questões discursivas! Depois faça a peça! Vou lhe contar porque. Eu, apesar de todas as dicas, errei no dia prova e me prejudiquei na realização da segunda fase porque perdi muito tempo devido a minha má organização. Eu marquei as respostas das minhas perguntas e depois na hora de responder fiz a consulta novamente, isto é, consultei duas vezes o Vade Mecum e perdi um precioso tempo. Outra coisa, faça o máximo de pontos possível nas questões discursivas, elas darão tranquilidade para o momento da confecção da peça. Acertando, de preferência, todas, você já terá cinco pontos na prova, precisando apenas de fazer dois pontos na peça. No momento da peça, FAÇA UM ESQUELETO do documento através de tópicos antes de confeccioná-la. Indo bem nas discursivas, não se preocupe, basta você acertar quesitos mínimos em sua peça quanto à endereçamento, organização dos tópicos necessários para a mesma e outros quesitos básicos, que, complementando com sua fundamentação jurídica, com certeza você realizará a pontuação mínima necessária.

5. In fine

Tente se tranquilizar para o momento avaliativo, a OAB tem adotado várias chances durante o ano para realizar a prova, podendo aproveitar inclusive a primeira fase caso haja reprovação na segunda. Por isso, caso não tenha êxito, saiba que no mesmo ano poderá prestar o exame novamente, bastando se preparar e diminuir a ansiedade.

Independentemente das críticas (positivas ou negativas) quanto ao processo avaliativo, ela não será determinante no seu projeto pessoal e profissional seja lá qual for. Passar ou não passar nada tem a ver com seu futuro, sendo apenas um procedimento para ingressar na categoria profissional dos advogados. Por isso, não coloque tanta importância e peso em algo que é apenas mais uma etapa de seus estudos como todas as centenas de provas que já fez e fará durante sua vida. Fuja da ansiedade! Seja feliz! Lembre-se que você não precisa tirar nota máxima nessa prova, mas sim a mínima. Com essa estratégia logrei êxito!

BOA PROVA!

  • Sobre o autorAndré Porto, Bacharel em Direito
  • Publicações14
  • Seguidores5
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações958
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/como-passei-na-oab/591381919

Informações relacionadas

Advocacia e Concursos Jurídicos, Procurador e Advogado Público
Artigoshá 5 anos

Impostos que a Constituição Federal exige a edição de lei complementar para sua instituição

Edson Bruno Souza, Advogado
Artigoshá 4 anos

Como passar no Exame da Ordem (OAB), sem cursinho e sem sustos ?

Luiz Dellore, Advogado
Artigoshá 11 anos

O que levar p/ a 2a fase oab? Cabem grifos e anotações no material? (atualizado)

Atualização Direito, Advogado
Artigoshá 5 anos

11 dicas para passar na OAB de primeira

ADVOCACIA DIGITAL
Notíciashá 5 anos

Confira 10 excelentes dicas de como memorizar as leis, normas e códigos de Direito

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Obrigada Dr André Porto.
Postagem excelente! continuar lendo